O fato de o professor ter receio de deixar o aluno opinar, por medo de críticas. E com os meios de comunicação cada vez mais explícitos e com conteúdos variados, os alunos têm adquirido conhecimentos múltiplos, muitas vezes superficiais, necessitando de uma intervenção do seu professor, mas como eles aprendem com uma linguagem mais “popular” o professor muitas vezes não sabe abordar esses assuntos utilizando uma linguagem mais simples. Como ressalta a citação abaixo:
Na epistemologia genética desenvolvida por Piaget, o conhecimento realmente ocorre quando o sujeito consegue refletir sobre o fazer, dominar em pensamento a ação e em Vygotsky – com a zona proximal de desenvolvimento – o indivíduo constrói sua própria visão de mundo e sua forma de atuar nele a partir de interações sociais; o professor deve atuar dentro da ZPD do aluno, isto é, entre o que ele já sabe e o que potencialmente já é capaz de fazer, se receber uma ajuda. (XAVIER, 2002)
A ação que o professor necessita para que haja uma aproximação com os alunos é a comunicação. Não há aprendizado sem trocas, aonde o educando possa elaborar o que o professor ensinou a sua maneira particular, dialogando com o professor, realizando trocas, para que absorva o conteúdo de forma integrada e não decorada, apenas com o objetivo de sair-se bem na avaliação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário