quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Integração das TIC : jornal e da Televisão

O jornal é um recurso muito utilizado em aula em qualquer nível de ensino.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. (HAMZE, 2008)


O uso da televisão não é considerado um recurso novo, porém grande parte dos educadores ainda não consegue utilizá-lo de forma pedagógica, criando questionamentos, ressaltando a linguagem que está sendo apresentada e gerando debates. É nesse tipo de atividade que os alunos precisam ser ensinados aos poucos como trabalhar, como avaliar, classificar, refletir, não aceitando tudo que esse meio (televisão/cinema) nos transmite e emite como mensagem, muitas vezes única. “Imagens e sons, na linguagem audiovisual são conjugados harmoniosamente para conferir inteligibilidade às mensagens, permitindo que o processo de comunicação se efetive segundo os propósitos pretendidos (FERREIRA, 2003, p.32).


Comentário de um aluno sobre a utilização das TIC e ter aula em outros ambientes:

a percepção dos alunos sobre a troca de salas fez com que se sentissem mais motivados a estudar em outros ambientes/salas da escola. Todos os discentes responderam que sim, desde que esteja relacionado com as matéria que esteja sendo ensinada. Uma citação de aluno: sim, o laboratório de informática e sala de vídeo acabam por me fazer pensar e refletir sobre certos assuntos, inclusive pesquisar, se for necessário. Outra citação: sim para a sala de vídeo, por ser um recurso descontraído torna o aprendizado mais divertido e fácil. Outra resposta: sim me sentiria motivado, pois me identifico com a informática. As respostas são de acordo com seus interesses e motivações, ou seja, é interessante para os alunos assistir um vídeo, ou assistir um programa, uma reportagem na televisão ou realizar atividades no laboratório de informática, pois essas atividades fazem parte de suas realidades. Como citou Sócrates no portal da SEED – PR:

Observar-se que um ambiente favorecido à leitura, possibilita o interesse à curiosidade, e com isso despertando o hábito de ler que irá progressivamente evoluindo na vida escolar,pois há casos em que a curiosidade está acima de um ambiente propício em que o leitor tem a gana de saber mais e mais,buscando através de pesquisas,questionamentos dentro e fora do ambiente escolar. (SEED – PR, 2008).

Nenhum comentário: