quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mas afinal, por onde podemos iniciar essa transformação?

A educação precisa ter uma nova visão. É preciso ter um olhar amplo e flexível, uma visão de mundo, onde o professor possa assumir diversas posturas como educador, deixando de visualizar somente sua área e passando a visualizar a educação como um todo, não fragmentada, possibilitando que os alunos consigam ter uma visão abrangente e holística, integrando as diversas áreas do conhecimento. Essa ação é possível através de atitudes e projetos educacionais, não necessariamente projetos que envolvam a Escola toda, mas um consenso entre os professores com áreas afins ou os mesmos interesses em desenvolver o autoconhecimento dos alunos.
Para desempenhar essa ação pedagógica é preciso proporcionar um ambiente de aprendizagem. Para isso, é preciso alterar a postura fundamentada no Paradigma Emergente, segundo Cunha apud Moran (2006.p.86)
A ação pedagógica que leve à produção do conhecimento e que busque formar um sujeito crítico e inovador precisa enfocar o conhecimento como provisório e relativo, preocupando-se com a localização histórica de sua produção. Precisa estimular a análise, a capacidade de compor e recompor dados, informações e argumentos. Acrescida da valorização da ação reflexiva e a disciplina tomada como capacidade de estudar, refletir e sistematizar o conhecimento instiga o aluno a reconhecer a realidade e a refletir sobre ela.

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