quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quais as TIC que a sua escola ou instituição oferece, não precisa ser tecnologia de ponta.

As chamadas TIC e não somente a informática, mas sim todas as mídias digitais estão presentes na nossa sociedade contemporânea, e é preciso explorar seu uso não apenas na visão de mercado de trabalho, porém devem estar presentes em todos setores sociais. Ao contrário do que a grande maioria dos professores pensa, as tecnologias educacionais não são apenas computadores e televisores, são também os recursos utilizados para aprimorar o ensino e aprendizado dos alunos.
(...)os recursos tecnológicos são mutáveis e o sujeito é quem determina o uso que fazemos desses recursos. Essas intenções se referem aos paradigmas educacionais e comunicações presentes na escolha e na utilização dos diferentes recursos tecnológico. (COSCARELLI, 2002, p.43)

O recurso que os educadores poderão vir a escolher pode ser diverso, não é necessário que seja eletrônico, mas pode ser um recurso que facilite a comunicação e a escrita, entre outras necessidades. Segundo Leite (2003) pode ser manual, sem o uso da energia elétrica, são chamados de tecnologias independentes¹, tais como jogos pedagógicos realizados com materiais descartáveis, murais, blocão, jornal escolar. Quem não domina os recursos digitais, mas tem facilidade em recursos manuais, tem a possibilidade de aprender com um colega e ensiná-lo, concretizando a prática de colaboração e interdisciplinaridade, ensino por fichas, livros, teatros, cartaz, quadro-de-pregas, entre outros (...) ou recursos eletrônicos chamados de tecnologias dependentes como, por exemplo, o rádio, TV, vídeo, cinema, retro-projetores, computadores, celulares, mp3 e mp4, palms (...) possibilitando uma diversidade ampla na escola.
O termo audiovisual remete a pensarmos em tecnologias que envolvem áudio, imagem ou a união de ambos. Logo, vamos unir as comunicações de massa, televisão, rádio e cinema;
Como também, quase todas têm o aparelho de Televisão, antena parabólica e o aparelho de videocassete ou DVD. Portanto, o uso da televisão na escola como um meio tecnológico facilita a aprendizagem do aluno, pois os alunos já têm uma identificação com esse recurso, o que facilita o seu uso com os mesmos. “Na vida do educando, a televisão ocupa hoje um espaço significativo” Penteado (1990), basta que os professores saibam como aplicar esse recurso integrado ao seu conteúdo e planejamento, ou até mesmo, com uma problemática que tenha surgido na escola/turma, comunidade ou acontecimento nacional ou mundial.
Como a TV é feita para atingir diferentes camadas da população, diferentes aspectos da realidade social são por ela retratados. Se a escola quiser seguir uma lição do método Paulo Freire onde, a importância da representação icônica da realidade existencial, não precisa sequer cuidar da elaboração de material visual, pois eles já existem e a ele praticamente toda a população se expõe de forma regular e prazerosa. (PENTEADO,1990,p.111)
O uso dos audiovisuais na educação possibilita a aprendizagem dos alunos em razão desses recursos integrarem imagens e áudio. O que os torna atrativos e comunicativos, pois tanto o áudio quanto a imagem transmitem informações, ambos ligados a textos formam uma ferramenta multitarefa .
Também temos o computador na atualidade é um bem indispensável, pois deixou de ser um recurso essencial só nas empresas para organização e armazenamento de dados, utilização de aplicativos e construção de softwares para atender suas demandas. Para as pessoas físicas, além de entretenimento, passou a ser um meio indispensável de informação e comunicação entre elas. Em razão dessas características, a informática ganhou outro espaço, na educação, como ferramenta indispensável para a busca de novos conceitos, para facilitar a interação entre professor e alunos, estimular a criatividade e desenvolver o raciocínio lógico, além de instigar a leitura e escrita.

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