sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Softwares Educativos e Piaget

Para que a informática possa contribuir para o desenvolvimento das estruturas cognitivas das crianças, Piaget nos fala que é preciso desafia-los de diversas formas, interagindo com o meio, ou seja, o sujeito manipulando o objeto que neste caso pode ser o computador. Os software educativos se bem utilizados, podem despertar possibilidades múltiplas na aprendizagem com o sujeito (crianças),pelo fato de ele poder manipular a ferramenta (computador). As crianças necessitam explorar. O uso do mouse é uma novidade, é dificil os mesmos conseguirem assimilar que quando eles manipulam o mouse, eles precisam olhar a seta na tela...e o melhor ELES É QUE VÃO "MANDAR" aonde vai aquela setinha...depois vem a construção do clicar no mouse...essa prática deve ser construída aos poucos. As crianças com 3 anos e meio, já podem tranquilamente, iniciar essa prática. Minha sugestão de software para as primeiras aventuras no mouse é um jogo do GCOMPRIS que é livre, roda no ambiente Linux e Windows. Ele tem três jogos de descoberta do mouse e do teclado. As crianças no inicio sofrem um desequilíbrio, pois não conhecem é novo, algumas tentam desistir mas é papel fundamental do mediador/facilitador promover que continue tentando até passar pela assimilação,acomodação e o equilibrio. A cada novo desafio é preciso promover esses esquemas constantemente...
Outras opções se software são os desenhos que promovem a motricidade,a criatividade e a lógica para as crianças. Sugestões: Tux Paint,Kea Desenho,ABC Color,ARIE, sites como o smartkids. Tambem. e jogos de memória
Para as crianças com 4 anos e meio ou 5 anos, é interessante despertar as noções de letramento,criatividade,continuar o desafio...sem perder o lúdico JAMAIS...quanto mais recursos auditivos,cores,imagens,desafios...que promovam autoria..mas sempre os esquemas assimilação,acomodação e o equilibrio.
Sugestões para as crianças acima de 4 anos, O Poder das emoções é ótimo para crianças de 3 anos e meio até 7 anos., Guarda-roupa da Mônica e da turma,facetoon,simplepaint,alfabetização (ALFACELv1_3),jogos de reciclagem, fruitfrolic,rayabc (inglês),Drawing (semelhante ao software proprietario Kid Pix), jogos para pintar animais.
E quando acabar as opções utilizem os aplicativos de escritórios (editores de texto e apresentação) para criar desafios.
O essencial é estimular assimilação,acomodação e o equilibrio e tentar acompanhar as estadios de desenvolvimento.
Verificar se houve a conservação da aprendizagem, e estar sempre desequilibrando os alunos.

Nenhum comentário: